http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4279091618739431369#template

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Curso Redes de Apendizagem

Redes de Aprendizagem
A sociedade em rede nos desafia permanentemente com cenários complexos e uma cultura jovem bastante diferente das gerações anteriores.
O curso “Redes de Aprendizagem” foi lançado na perspectiva de dar continuidade aos estudos. Portanto, consideramos o curso “Introdução à Educação Digital” como pré-requisito essencial e os cursos “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC” e “Projetos de Aprendizagem” como desejáveis para o bom aproveitamento deste curso. Consideramos que a experiência da escrita, que o nosso cursista adulto já tem, é potencializadora do letramento digital.
A maturidade construída nos cursos anteriores é a base para reflexões mais amplas acerca do papel da escola e dos professores frente à cultura digital, nesta sociedade altamente tecnificada. As atividades práticas também envolvem cenários mais desafiadores como estruturação de políticas na escola e articulação comunitária para uso crítico das tecnologias.
Assim, voltada para cursistas mais experientes, há uma proposta de maior carga horária`a distância e ações que envolvem diferentes atores da comunidade escolar. As orientações das atividades também terão uma abordagem diferenciada, partindo diretamente para dicas avançadas que pressupõem construções prévias (Blog de Aprendizagens, por exemplo).
Organização do Curso e metodologia
O curso está dividido em três unidades que têm como objetivos específicos:
UNIDADE 1 CULTURA MIDIÁTICA E ESCOLA
•           Incentivar a reflexão e a busca da compreensão dos fatores que configuram a cultura das nossas crianças e nossos jovens, de modo a nos tornar mais afins a uma atuação em conjunto com eles, sendo mais capazes de contemplar seus desejos e suas necessidades, e proporcionando, assim, um uso mais útil e significativo das tecnologias.
•           Inicia-se na experimentação pessoal de mídias sociais.
UNIDADE 2 CULTURA DAS REDES: MAPEAMENTOS FUNDAMENTAIS
Identificar características gerais da cultura contemporânea altamente tecnificada, também reconhecida como cibercultura ou cultura das redes.
•           Reconhecer e aprender a valorizar as aprendizagens que os jovens realizam nos ambientes de mídia social.
•           Avançar na exploração das possibilidades educativas das mídias sociais.
UNIDADE 3 MÍDIAS SOCIAIS E ESCOLA: CAMINHOS PARA A CIDADANIA
Reconhecer o papel da escola e dos professores na formação de sujeitos capazes de posicionar-se de modo crítico e criativo frente às profundas transformações com as quais esta nova era de tecnificação nos desafia.
•           Aprofundar-se na busca da compreensão do potencial e do papel das novas mídias sociais para a construção de uma sociedade mais solidária e justa.
•           Discutir caminhos e alternativas para uma apropriação crítica e significativa das novas mídias sociais pela escola.
O projeto pedagógico do curso
O projeto pedagógico deste curso propõe uma metodologia flexível nas dimensões tempo e espaço, com mais propostas de atividades à distância e/ou semipresenciais.
Nesse sentido, trabalhamos, também, com a intenção de criar oportunidades de realização de ações em paralelo. Assim, será possível dar continuidade aos estudos sem subtrair tempos mais longos para articulações necessárias em algumas atividades.
Atividades em Grupos
Mas, atenção! A autonomia que a metodologia de educação a distância possibilita não significa “se virar sozinho”! É muito importante diferenciar “autonomia” de “isolamento”. Teorias cognitivas interacionistas, como as de Piaget e Vygotsky, apontam a importância da interação do sujeito com outros indivíduos no processo de aprendizagem. Os conceitos de cooperação e autonomia estão diretamente relacionados, pois para que a autonomia se desenvolva é necessário que o sujeito seja capaz de estabelecer relações cooperativas. Esta afirmação pode ser mais bem compreendida entendendo-se que:
“[...] a autonomia é a vocação (a qual Freire diz ser ontológica) que o ser humano tem de transformar o mundo ou o ambiente em que vive. É claro que para transformar é necessário antes ter a habilidade cognitiva de conceber a transformação pretendida e, portanto, de entender primeiro a realidade a ser transformada. (RAMOS, 1996, p. 209).
Estrutura do Curso
Horários
Inicio: 7 de agosto das 17:30 às 19:30 – Encontro Presencial
Estão previstas entre 2 a 3 horas semanais de estudo e prática ao longo do curso.  Além disso, é prevista uma avaliação final do curso (AF) na última semana, a fim de sintetizar as reflexões feitas ao longo de toda a jornada de estudos e trabalho.
Justifica-se aí o período mais longo para as atividades à distância, pois cada cursista interage em tempos diferentes, de forma que os diálogos e as decisões tendem a se prolongar. Nesse sentido, estruturamos uma proposta intercalando encontros presenciais com períodos mais longos à distância para realização de atividades.  A duração máxima do curso seja de 16 semanas, porém, poderá ser flexível, isto é, reduzida ou ampliada, - conforme necessidades dos cursistas.
Turmas
Professores das redes: estadual e municipal
Local
Laboratório da Escola Estadual Gerson Carlos
Avaliação e certificação
Para fins de certificação, serão considerados basicamente dois itens:
•          a frequência nos encontros presenciais de formação de no mínimo 75% das horas presenciais e das atividades à distância;
•          o desempenho nas atividades realizadas: o resultado das atividades de cada cursista deve ser avaliado nas diversas produções resultantes. Esta avaliação será feita segundo as orientações adequadas a cada atividade.
O caráter de certificação do nosso processo de avaliação é bastante importante, afinal somos parte de uma organização governamental que oferece ensino público e gratuito, e precisa expressar uma ética cidadã, não é mesmo?
Mas além deste caráter de certificação, a avaliação assume também o caráter de instrumento de mediação, de investigação e de planejamento. Por isso, não será atribuída uma nota ou conceito final. Propomos que o resultado final seja conhecido e, mais do que isso, que seja compreendido por todos. Isso demanda que durante as várias etapas os cursistas estejam informados sobre os seus resultados, identificando o que está bom, o que pode ser melhorado  e corrigindo as atividades caso necessário.
Afinal, a avaliação é o mecanismo que dá movimento ao processo de ação-reflexão-ação.
Do presencial ao virtual

Uma das principais características de Educação a Distância é a flexibilidade nas dimensões tempo e espaço. Para o estudante, é certamente um grande benefício poder se dedicar aos estudos sem a necessidade de deslocamento para uma escola. E, ainda mais interessante, ter liberdade para definir seu horário de estudo da forma que melhor lhe convier. Na modalidade à distância, com o uso de tecnologias como o e-ProInfo, o grupo usufrui ao máximo desses aspectos, visto que a “sala de aula” fica disponível na Internet 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. Conforme Palloff e Pratt (2004) “o sucesso de um estudante a distância está relacionado com seu empenho e sua habilidade de gerenciar seu próprio processo de estudo e aprendizagem.”