A educação a distância oportuniza àqueles que não têm tempo e nem recursos financeiros uma via única de ter curso superior, especialmente, quando é púbica, tal qual a UAB (Universidade Aberta a Distância). Os cursos de Formação Continuada online, são o avanço que todos nós, docentes, esperávamos na Educação Brasileira.
Hoje temos Pós – Graduação gratuita à distância. Isso é Maravilhoso! Eu mesma fiz duas pós, uma paga e outra gratuita (Escola de Gestores/MEC/UFMT) A gratuita teve muito mais qualidade de que a paga.
Quanto ao rendimento/aprendizagem, cada um é responsável pelo seu próprio desempenho. Sem dúvida que o aluno dos cursos à distancia torna-se mais comprometido e autônomo com seus estudos, pois ao se auto-avaliará perceberá seu crescimento e medirá o quanto deverá estudar para atingir a proposta do curso. O professor, segundo Dr. Lucena (PUC-RJ) passa de um status de "provedor de conteúdo" para o de facilitador da aprendizagem.
No corre-corre do dia a dia a educação a distância veio de encontro a necessidade da sociedade atual que precisa fazer várias coisas ao mesmo tempo.
E o aluno pode habitar as regiões mais distantes, que mesmo assim estudará, aliás este é um fator positivo, pois oportunizará a disseminação de várias culturas com alunos de diferentes classes sociais. Tem ainda a vantagem de custar mais barato para o aluno e também para o poder público.
A educação a distância permite ainda o fator de maior importância desde os primórdios tempo até hoje, que é o elo da família, a importância de estar juntos, especialmente agora, quando a todo momento, esse valor parece ameaçado. Pois, oportuniza aos jovens que moram no interior do Brasil, continuar morando com os pais, sem ter que partir para um centro maior, para dar continuidade aos estudos.
Profª Coraci Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este espaço é seu. Faça seus comentários. Meus sinceros agradecimentos pela sua visita.