http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4279091618739431369#template

sábado, 14 de maio de 2011

Professores das Redes Municipal e Estadual de Bom Jesus do Araguaia iniciaram o Curso Tecnologias de Informação e Comunicação 100 horas (TICs)

Nesta segunda (09/05), teve início o curso TICs 100 h, para todos os professores do município de Bom Jesus do Araguaia- MT.
O município conta com 4 escolas participantes do curso sendo 3 municipais e uma estadual, somando cerca 74 cursistas, 26 da Escola Estadual Prof. Gerson Carlos da Silva e 48 das Escolas Municipais: Santa Marta, Jarbas Teodósio e Otávio Ribeiro. Estes foram divididos em duas turmas com as professoras formadoras Coraci e Arlei, que atuam nas redes municipal e estadual, respectivamente.
O Curso Tecnologias de Informação e Comunicação: ensinando e aprendendo com TICs (100h) visa oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:

  • compreender o potencial pedagógico de recursos das TICs no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
  • planejar estratégias de ensino e aprendizagem utilizando as TICs na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos de forma criativa e colaborativa.
Suas principais características, entre outras, são:

  • utilizar diferentes mídias digitais como computador, CD Rom, DVD, internet e materiais impressos;
  • possibilitar ao cursista grande flexibilidade de organização de suas atividades, permitindo-lhe escolher como, quanto e quando estudar, exceto quando é convocado a comparecer às sessões presenciais – em alguns casos, estas poderão ser negociadas e suas atividades, quando necessário, poderão ser realizadas pelo cursista isoladamente;
  • propiciar a simbiose de conteúdo e tecnologia, ou seja, a integração tecnologia/currículo, permitindo que o conteúdo seja assimilado ao mesmo tempo em que o cursista se apropria da tecnologia em pauta e das linguagens que ela implica.
O curso tem carga horária de 100 horas, sendo 64 horas de estudos à distância e 36 horas de encontros presenciais.
O papel do professor formador é propiciar nos encontros presenciais momentos de aprendizagem, nos quais todos ensinem e todos aprendem.  
Essa estratégia do curso a distância com momentos presenciais é apropriada para o curso TICs 100 horas, considerando que ele se dirige a um público profissional que está atuando.
O perfil esperado do profissional no término do curso é que ele “seja capaz de perceber o papel das tecnologias de informação e comunicação nos setores da cultura contemporânea  e de situar sua importância para a educação, nos dias de hoje.”

Professora Coraci Machado Araujo



Bibliografia
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TICs: guia do formador/ Maria Umbelina Caiafa Salgado - 2. ed.– Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu. Faça seus comentários. Meus sinceros agradecimentos pela sua visita.