http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4279091618739431369#template

domingo, 10 de novembro de 2013

UNIDADE 2
CULTURA DAS REDES: MAPEAMENTOS FUNDAMENTAIS

Reconhecer e aprender a valorizar as aprendizagens que os jovens realizam nos ambientes de mídia social.

Avançar na exploração das possibilidades educativas das mídias sociais.


Ativ. 2.1 - Mapeamentos Iniciais
Leia as páginas 47 e 48 do guia do cursista, pesquise matérias da mídia impressa, televisiva e/ou manifestações na Internet acerca da cultura jovem, assista os vídeos e reflita sobre as seguintes questões
1.      Nas experiências e diálogos com outros educadores e pais, quais comentários são comuns acerca da cultura jovem, permeada por tecnologias?
2.      Você também percebe preconceitos e estereótipos depreciativos?
3.      Em contraste, quais virtudes das novas gerações também aparecem nos diálogos?
Sintetize sua opinião neste fórum

Ativ. 2.2 – Diálogos sobre as gerações

Leia as páginas 50, 51 e 52 do guia do cursista, escolha algumas sugestões de vídeos e assista

 As novas gerações altamente tecnológicas
Visite o canal do portal do professor no you tube e poste seu vídeo
Escolha um tema que estiver em voga na sua escola/comunidade e - de acordo com a faixa etária de alunos – utilizando os recursos da sua webcam faça vídeos com seus alunos;
Veja um exemplo (sugestão) para turmas da Ed. Infantil a 9 anos: A professora conta uma Historinha e depois pede aos alunos que conte um historinha também. Pode ser a mesma da professora ou qualquer  outra.
Neste momento a professora já deve ter preparado a webcam. Um bom programa para fazer essa atividade é o Movie Maker, que tem uma boa qualidade de imagem. O uso da webcam justifica-se porque quando a  criança vê sua imagem refletida ela mesma cuidará de sua postura e oralidade.
No caso de alunos das séries finas e do Ensino Médio,  pode ser a declamação de uma poesia, de piadas, trava línguas, curiosidades, entrevista, explicação de matérias ou cantando .
Depois de feitos os vídeos, selecione uns 3, posta no you tube, Eproinfo, no seu blog e no blog da sua escola.

Ativ. 2.3 – Utilizando redes sociais de forma crítica e produtiva: Comentários das postagens – Elo da prática pedagógica e as mídias
Momento 1
1.     Leve seus alunos ao laboratório da escola e peça a eles que façam comentários no blog da escola, nas postagens dos vídeos da atividade 2.2 
2.    Para os professores da Educação Infantil, poste uma enquete dos 3 vídeos no blog e leve os alunos no laboratório para que possam assistir e votar.
3.     Redija uma descrição dessa atividade, explicando que ela está em seu blog e poste no portfólio
Momento 2
Acesse o fórum e poste o link da URL de seu blog, bem como um convite para seus colegas visitarem seu blog

Ativ. 2.4 – Reflexões sobre a participação em redes-
A diversidade de papéis na cibercultura.  Assista o vídeo, leia as pág. 58 e 59 e redija um texto argumentativo de uma lauda. Poste o texto no Portfólio




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu. Faça seus comentários. Meus sinceros agradecimentos pela sua visita.