ATIVIDADES
EIXO 1 – PROJETO
Prazo para cumprimento das ativs: 04/06 à 29/07
Prazo para cumprimento das ativs: 04/06 à 29/07
Atividade-1.1
– Meu projeto pessoal/profissional
É comum
que as pessoas ao longo da vida tenham sonhos e ideais. São eles que nos
mobilizam a superar dificuldades, a estabelecer metas, a construir um projeto
visando a concretização de um ideal. Nesta atividade, você é convidado para
fazer uma introspecção identificando algum aspecto do seu projeto
pessoal/profissional que gostaria de relatar e compartilhar com os colegas da
turma.
1.
Acessar o seu blog e o e-proinfo e postar seu texto
Atividade 1.2 – Diálogo teórico
Após uma
viagem no tempo conhecendo alguns dos teóricos que marcaram uma trajetória de
ideais educacionais vamos compartilhar as reflexões sobre tais pressupostos com
os colegas da turma:
Destacar
um aspecto que considera importante para o trabalho por projeto;
Compartilhar
com os colegas no Fórum “Diálogo teórico”;
Ler as
contribuições dos colegas, observando e analisando dentre os aspectos
destacados, as ideias convergentes destes educadores em torno do conceito de
Projeto.
Obs: os fóruns se encontram no final da página deste blog
Atividade
1.3 – Projeto e suas características
Reflita
sobre as questões abaixo e debata com os colegas argumentando suas ideias
considerando as leituras feitas e suas experiências; Todo projeto é
interdisciplinar? É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma
determinada área do conhecimento?
Orientações:
1.
Ler a entrevista intitulada Como se trabalha com Projeto
pag 61 livro do cursista e no ambiente do curso, feita com a Professora Maria
Elizabeth Bianconcini de Almeida disponível na Revista TVEscola.
2.
Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum
“Projeto e suas características”
Ler as
contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática
Atividade
1.4 – Banco de Projetos
Vamos
trabalhar com as boas práticas com projetos usando as tecnologias?A ideia nessa
atividade é a de construir coletivamente um banco de projetos, por meio de
relato de experiências sobre o desenvolvimento de projetos nas quais vocês
tenham participado ou sabem que foram realizadas no contexto da escola ou mais
especificamente no trabalho de sala de aula. Para identificar as boas práticas
com projetos, perguntem aos seus colegas, aos alunos e funcionários da escola
quais eles indicam como boas práticas. Se for possível, envolvam a comunidade
para que seus membros ajudem a reconhecê-las. Afinal, esse levantamento poderá
ajudá-los a propor novos projetos que sejam motivadores para a comunidade
escolar.
Orientações:
1.
Elaborar um documento no editor de texto, conforme roteiro, disponível
no ambiente virtual do curso) com o relato de uma experiência desenvolvida ou
conhecida.
2.
Acessar o seu blog e o e-proinfo e postar seu texto
Atividade
1.5 – Proposta de Projetos
A partir
do diagnóstico sobre as boas práticas com projetos usando as tecnologias no
contexto da escola e no trabalho de sala de aula, o próximo passo é que cada
cursista pense, dialogue com seus pares (professores e gestores) da escola,
para que possa elaborar uma proposta de Projeto a realizar com alunos de modo
que estes sejam protagonistas de suas produções. O projeto elaborado nesta
atividade será implementado durante o desenvolvimento do Eixo-2 do curso.
Orientações:
1.
Anotar os aspectos relevantes que foram observados no Banco de
Projetos para apresentar junto à equipe de professores e gestores de sua
escola, uma vez que enquanto cursista deverá elaborar e implementar um projeto
na sala de aula;
2.
Levantar as tecnologias existentes na escola e outros materiais
que julgar interessante para o trabalho com projeto;
3.
Compartilhar com os colegas da turma no Fórum “Esboçando o
Projeto” algumas estratégias: como levantar o tema, como negociar a
organização da sala de aula/laboratório e outras atividades do dia-a-dia da
escola, como registrar e publicar o processo e o resultado do projeto (uso de
blog, portfolio, vídeos, etc);
4.
Elaborar a Proposta do Projeto de como será feito o trabalho com
projeto usando as tecnologias com os alunos, na abordagem estudada no curso que
enfatiza a importância do aluno ser protagonista de suas produções. Usar o roteiro_Projeto
disponível no ambiente do curso como referencia para elaborar a proposta;
5.
Acessar o seu blog e o e-proinfo e postar seu texto
tema “Proposta de Projeto”.
Atividade
1.6 – Reflexão sobre a aprendizagem
A partir
das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode
revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de
estudo. Esse, é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.
Orientações:
2.
Acessar o seu blog e o e-proinfo e poste seu texto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este espaço é seu. Faça seus comentários. Meus sinceros agradecimentos pela sua visita.