http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4279091618739431369#template

sábado, 14 de julho de 2012


ATIVIDADES
EIXO 1 – PROJETO

Prazo para cumprimento das ativs: 04/06 à 29/07

Atividade-1.1 – Meu projeto pessoal/profissional
É comum que as pessoas ao longo da vida tenham sonhos e ideais. São eles que nos mobilizam a superar dificuldades, a estabelecer metas, a construir um projeto visando a concretização de um ideal. Nesta atividade, você é convidado para fazer uma introspecção identificando algum aspecto do seu projeto pessoal/profissional que gostaria de relatar e compartilhar com os colegas da turma.

1.        Acessar o seu blog e o e-proinfo e postar seu texto


Atividade 1.2 – Diálogo teórico
Após uma viagem no tempo conhecendo alguns dos teóricos que marcaram uma trajetória de ideais educacionais vamos compartilhar as reflexões sobre tais pressupostos com os colegas da turma:
Destacar um aspecto que considera importante para o trabalho por projeto;
Compartilhar com os colegas no Fórum “Diálogo teórico”;
Ler as contribuições dos colegas, observando e analisando dentre os aspectos destacados, as ideias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto.
 Obs: os fóruns se encontram no final da página deste blog
Atividade 1.3 – Projeto e suas características
Reflita sobre as questões abaixo e debata com os colegas argumentando suas ideias considerando as leituras feitas e suas experiências; Todo projeto é interdisciplinar? É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Orientações:

1.        Ler a entrevista intitulada Como se trabalha com Projeto pag 61 livro do cursista e no ambiente do curso, feita com a Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida disponível na Revista TVEscola.
2.        Escrever suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Projeto e suas características”
Ler as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática

Atividade 1.4 – Banco de Projetos
Vamos trabalhar com as boas práticas com projetos usando as tecnologias?A ideia nessa atividade é a de construir coletivamente um banco de projetos, por meio de relato de experiências sobre o desenvolvimento de projetos nas quais vocês tenham participado ou sabem que foram realizadas no contexto da escola ou mais especificamente no trabalho de sala de aula. Para identificar as boas práticas com projetos, perguntem aos seus colegas, aos alunos e funcionários da escola quais eles indicam como boas práticas. Se for possível, envolvam a comunidade para que seus membros ajudem a reconhecê-las. Afinal, esse levantamento poderá ajudá-los a propor novos projetos que sejam motivadores para a comunidade escolar.
Orientações:

1.        Elaborar um documento no editor de texto, conforme roteiro, disponível no ambiente virtual do curso) com o relato de uma experiência desenvolvida ou conhecida.
2.        Acessar o seu blog e o e-proinfo e postar seu texto


Atividade 1.5 – Proposta de Projetos
A partir do diagnóstico sobre as boas práticas com projetos usando as tecnologias no contexto da escola e no trabalho de sala de aula, o próximo passo é que cada cursista pense, dialogue com seus pares (professores e gestores) da escola, para que possa elaborar uma proposta de Projeto a realizar com alunos de modo que estes sejam protagonistas de suas produções. O projeto elaborado nesta atividade será implementado durante o desenvolvimento do Eixo-2 do curso.
Orientações:

1.        Anotar os aspectos relevantes que foram observados no Banco de Projetos para apresentar junto à equipe de professores e gestores de sua escola, uma vez que enquanto cursista deverá elaborar e implementar um projeto na sala de aula;
2.        Levantar as tecnologias existentes na escola e outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto;
3.        Compartilhar com os colegas da turma no Fórum “Esboçando o Projeto” algumas estratégias: como levantar o tema, como negociar a organização da sala de aula/laboratório e outras atividades do dia-a-dia da escola, como registrar e publicar o processo e o resultado do projeto (uso de blog, portfolio, vídeos, etc);
4.        Elaborar a Proposta do Projeto de como será feito o trabalho com projeto usando as tecnologias com os alunos, na abordagem estudada no curso que enfatiza a importância do aluno ser protagonista de suas produções. Usar o roteiro_Projeto disponível no ambiente do curso como referencia para elaborar a proposta;


5.        Acessar o seu blog e o e-proinfo e postar seu texto
 tema “Proposta de Projeto”.

Atividade 1.6 – Reflexão sobre a aprendizagem
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Esse, é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.
Orientações:

2.        Acessar o seu blog e o e-proinfo e poste seu texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu. Faça seus comentários. Meus sinceros agradecimentos pela sua visita.